10 Plugins de segurança para WordPress

Márcio Dias
Desenvolvedor front-end/back-end e especialista em Wordpress

10 Plugins de segurança para WordPress

Blog » 10 Plugins de segurança para WordPress

Sites, blogs e negócios online estão se tornando cada vez mais comuns, principalmente nas gerações mais jovens, com uma visão mais empreendedora e inovadora. O crescimento do WordPress tem sido impressionante e a segurança WordPress também deve seguir o mesmo padrão.

Já imaginou ver todo o seu investimento (financeiro, tempo, dedicação e estudos) se perder no ambiente online única e simplesmente pela falta de cuidado? Infelizmente, isso pode acontecer. E acontece com uma frequência maior que do imaginamos.

Você já perdeu ou teve o seu celular roubado? Garanto que na hora, além de ter ficado bastante irritado com a situação, você pensou em todo o trabalho e tempo que teve que dedicar para adquirir o seu celular e em tudo que terá que fazer para adquirir um novo telefone.

Sem contar todas as informações e conteúdo que, sem o bendito celular, você jamais conseguirá recuperar… Agora, pense que a mesma situação pode acontecer silenciosamente com o seu site. Complicado, não é mesmo?

Garantir a segurança WordPress é vital para o seu negócio assim como sua segurança física, mental e material. Achou exagero?

Pois pense em quanto da sua saúde você dedicou no seu empreendimento, nas horas que priorizou o seu trabalho no lugar do sono ou na quantidade de eventos e momentos de lazer que abriu mão para continuar estruturando o seu WordPress? Ou, quanto você já gastou em dinheiro para melhorar cada vez mais?

Não, não é um exagero. Segurança WordPress é muito importante e merece a mesma atenção que você dedica ao negócio propriamente dito. Pois, só assim você pode garantir a sustentabilidade do seu empreendimento e aumentar as chances de sucesso dele.

Existem diversas maneiras disponíveis para garantir a segurança WordPress, inclusive algumas totalmente gratuitas e disponibilizadas pela própria ferramenta.

O próprio núcleo WordPress já conta com um padrão de segurança básico, mas, como já dito, é bem básico e simples. Dependendo do seu negócio o do nível de proteção que deseja garantir para o mesmo, talvez seja válido analisar algumas outras medidas e investimentos.

Lembre-se a segurança do seu site é tão importante quanto o próprio conteúdo ou produto que você oferece através dele.

Concordamos que o WordPress é uma ferramenta relativamente segura, mas ao pensar em todos os investimentos que dedicou para o seu site, tomar algumas pedidas extras para garantir a integridade do seu negócio é muito importante.

Afinal, assim como a tecnologia avançou e facilitou o empreendimento, crescimento e o surgimento de diversos negócios. Contudo, essas facilidades também estão disponíveis para quem deseja fazer o mal. E o que não nos faltam são exemplos de fraudes, piratarias e plágios por aí.

Voltando ao exemplo do celular, se você não tinha um seguro antes de ter o aparelho furtado / roubado, provavelmente, cogitou fazê-lo após o ocorrido. Apesar de saber que o seguro não irá impedir que o evento ocorra novamente com o celular novo, vai pelo menos reduzir sua dor de cabeça caso aconteça.

Da mesma forma, as medidas de segurança WordPress devem ser vistas. Infelizmente, não pode-se garantir que um evento estressante e desagradável aconteça com o site (desejamos que não aconteça nunca mesmo), mas pelo menos reduz, e muito, o trabalho que terá para recuperar.

Vamos te mostrar algumas medidas e sistemas que capazes de promover um pouco mais de tranquilidade em relação a segurança do seu site.

Dez plugins de segurança WordPress

WordFence

Esse é talvez o mais popular dentre os plugins de segurança WordPress e, também, o que apresenta uma das melhores avaliações do mercado. Isso porque ele é bem simples e completo, oferecendo tanto a ação antivírus quanto a firewall.

Além disso, após fazer a varredura do site, este plugin verifica as possíveis infecções e poder tornar seu site um pouco mais rápido.

A versão gratuita já é bastante completa e satisfatória, mas o plugin ainda oferece uma versão premium que contempla bloqueio de acesso por países, autenticações em dois passos diferentes e agendamento de verificação.

Sem contar que, quando detecta algum tipo de problema, o plugin envia uma notificação por e-mail para alertar o responsável.

Sucuri Security

Bem completo também, este plugin oferece uma versão gratuita disponibilizada no próprio repositório WordPres.

Capaz de monitorar a segurança WordPress de todo o conteúdo visível no seu navegador, ou seja, pode ainda perder links ocultos.

A versão premium permite uma varredura que mostra o momento exato que o site foi comprometido, aumentando as possibilidades de bloqueios e medidas de segurança maiores.

All in One WP

Muito popular entre os usuários, esse plugin de segurança WordPress detecta códigos suspeitos, verifica a vulnerabilidade do seu site, implemente ou sugere medidas de segurança.

iThemes Security

Oferece mais de 30 maneiras para proteger o seu site.

Disponível na versão gratuita e na premium, por 80 dólares ao ano, garantindo o suporte de até dois sites.

Esse plugin de segurança WordPress oferece diversas medidas de segurança opcionais, desde o básico até o mais robusto sistema de segurança.

O custo-benefício das versos pagas vale a pena.

5seg Google Authenticator

Esse plugin de segurança WordPress exige a proteção de login em duas etapas, muito comuns em sites de banco e financeiras.

Ao tentar fazer o login, o plugin manda uma autenticação por mensagem de celular ou e-mail autenticando o acesso. Ou seja, mesmo que alguém tente hackear o seu site, você receberá instantaneamente alguma notificação sobre a possível tentativa e poderá tomar as medidas de segurança necessárias imediatamente.

Esse plugin de Segurança WordPress está disponível pelo custo de 18 dólares ao ano, um custo baixíssimo quando comparado ao nível de segurança garantido pelo sistema.

BulletProof Security

Oferece segurança de forma rápida a um clique do usuário, bloqueando o usuário automaticamente em caso de inatividade por um período determinado Esse plugin de segurança WordPress é muito comum e facilmente encontrado em sites e plataformas educacionais.

O plugin permite backups completos e parciais, que podem ser programados ou executados manualmente, de acordo com a preferência do usuario.

Tanto a versão gratuita como a versão premium garantem a segurança WordPress sem comprometer ou prejudicar a velocidade do site.

A versão Premium está disponível por 60 dólares ao ano.

Ninja Security

A um custo baixíssimo, 12 dólares ao ano, esse plugin de segurança WordPress faz mais de 30 testes para verificar a vulnerabilidade do seu site e mantê-lo protegido.

O teste inicial é feito para verificar o cenário atual do seu site e a partir do primeiro teste você poderá ser alertado caso o sistema encontre qualquer problema ou risco de segurança.

O plugin também apresenta sugestões de medidas de segurança e alterações para tornar o seu empreendimento mais seguro.

Shield WordPress Security

Se você estiver começando o seu negocio, empreendimento ou site agora, esse talvez seja o plugin de segurança WordPress mais indicado para você, por disponibilizar diversos recursos de forma totalmente gratuita.

Então, se você esta com o orçamento limitado e deseja proteger seu site, essa é uma ótima opção.

O sistema bloqueia usuários e códigos suspeitos, exige identificação de todos os usuários e permite o bloqueio daqueles que julgar necessário.

Além de aumentar a segurança WordPress do seu site, o sistema é de fácil entendimento e bastante intuitivo.

VaultPress

Disponível com planos a partir de 39 dólares por ano, esse plugin de segurança WordPress não apresenta versão gratuita. Os planos podem chegar a custar 299 dólares por ano.

O sistema desse plugin permite que você programe backups diários, em tempo real de forma rápida. Além disso, os backups são feitos de forma incremental, o que garante a velocidade e o desempenho do seu site.

O painel do sistema é super intuitivo e de fácil entendimento, além de ser bem bonito mesmo.

O sistema também fornece relatórios com informações de ameaças identificadas e tratadas, sempre que quiser.

JetPack

Produzido pelo próprio WordPress, esse plugin de segurança WordPress não só protege o seu site de spams como também aumenta sua velocidade e torna sua presença nas mídias sociais mais forte e significativa.

É, também, uma excelente opção para quem deseja economizar sem arriscar a segurança do site.

Disponível em versão gratuita, indicada para sites e blogs pequenos, os planos pagos estão disponíveis a partir de 99 dólares ao ano e podem o mais robusta custa 299 dólares ao ano, garantindo o segurança máxima para o seu site.

Porém, saiba que a versão gratuita é bem completa e protege seu site de diversas formas, desde backups até monitoramento durante tempo de indisponibilidade.

Todas esses plugins de segurança WordPress atendem a diversas modalidades de segurança e possuem uma infinidade de ferramentas.

Além dos citados, existem muitos outros disponíveis no mercado, com valores e suporte variados.

Segurança não é um somente um Plugin

Todos os plugins que sugerimos são garantidamente eficientes, mas, vale ressaltar que ainda assim pode haver algumas ameaças.

Os plugin de segurança WordPress tem como objetivo reduzir a exposição e a vulnerabilidade do seu site em relação a essas ameaças e, principalmente, promover medidas imediatas de segurança sempre que detectar qualquer possível invasão no seu site.

Aconselhamos, contudo, que pesquise e estude os plugins antes de adotar qualquer sistema.

É muito importante que você, primeiramente, entenda a importância do sistema e a necessidade dele, além de compreender o funcionamento do sistema que escolher e interpretá-lo de forma clara e imediata.

O ideal é que você aplique mais de uma medida de segurança WordPress no seu site, conforme citamos algumas anteriormente. Afinal, além de ser super fácil garantir a segurança do seu conteúdo, ainda te previne de uma série de situações, no mínimo, desagradáveis que podem acontecer.

Compartilhe

Deixe seu comentário

Av. Paulista, 1765 Conj. 72, Cerqueira Cesar, São Paulo/SP

Apoio Social

2019 Abale Desenvolvimento Web