HTTPS: Como ele pode garantir mais segurança e visibilidade no Google

Márcio Dias
Desenvolvedor front-end/back-end e especialista em Wordpress

HTTPS: Como ele pode garantir mais segurança e visibilidade no Google

Blog » HTTPS: Como ele pode garantir mais segurança e visibilidade no Google

O HTTPS é importante tanto para sites, blogs e principalmente para e-commerce. Acontece que de um tempo para cá além de ser um sinônimo de segurança, também virou sinônimo de confiança de um melhor posicionamento nos sistemas de busca.

Sempre que você acessa um site, ele inicia com HTTPS ou HTTP, lá encima onde está situado a URL ou também conhecida como endereço do site (imagem).

Exemplo de um site seguro HTTPS ativo.

Mas afinal o que significam essas siglas? E como usar uma delas pode aumentar a chance do seu site estar na primeira posição do Google?

Nesse post irei explicar como o HTTPS pode aumentar a segurança e visibilidade do seu site nos mecanismos de busca como o Google, por exemplo.

Mas antes disso, é importante que você saiba a diferença entre HTTP e HTTPS.

Diferença entre HTTP e HTTPS

HTTP (Hyper Text Transfer Protocol), como o próprio nome diz, é um protocolo, ou seja, uma regra que permite a troca de informações entre o computador do usuário e o servidor de site.

O único problema desse protocolo é que ele não oferece segurança para o usuário.

Isso porque os dados que são transmitidos do servidor para o computador podem ser rastreados e facilmente “roubados” por hackers.

Portanto, sites que possuem apenas o protocolo HTTP não são aconselháveis para fazer compras ou enviar algum tipo de dado pessoal.

Por outro lado, o HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), é um protocolo que oferece muito mais segurança ao usuário. Ele exerce função parecida com o HTTP, só que o HTTPS criptografa os dados transferidos do computador para o servidor.

Mas o que isso quer dizer?

Bom, isso quer dizer que por meio do HTTPS, os dados podem ser transmitidos com muito mais segurança e sigilo do que um protocolo que não apresenta esse tipo de função.

Sites que possuem senhas ou que envolvem o uso de números de cartões de crédito ou qualquer outro tipo de dado pessoal devem conter o protocolo HTTPS. Caso contrário, ele está colocando em risco a segurança do usuário.

Sites de banco, por exemplo, necessitam do protocolo HTTPS. O Facebook desde 2011 já utiliza. Até para resultados de pesquisas, o Google garante a segurança do usuário, através do HTTPS.

O Google dá prioridade para sites com HTTPS

Existem muitos fatores que influenciam a posição de um site nos mecanismos de busca como o Google, por exemplo.

Os primeiros sites que aparecem sem dúvida alguma, estão por ali por inúmeras razões, principalmente devido às técnicas de SEO, que são várias.

Agora, um dos fatores que o Google leva em consideração para definir a posição do seu site, é a segurança que ele proporciona aos seus usuários.

Para o Google, um dos conceitos mais importantes é que o usuário consiga navegar pela internet da melhor maneira possível.

Para isso, toda vez que ele fizer uma pesquisa, os resultados que aparecerão devem estar de acordo com as normas de segurança do Google.

Uma dessas normas é existência do protocolo HTTPS.

Como já falamos anteriormente, ele criptografa os dados do usuário, tornando assim, o acesso muito mais seguro e dificultando cada vez mais a vida dos hackers.

Portanto, para uma melhor posição na rede de pesquisa do Google uma boa alternativa é o uso do HTTPS.

Como ativar o HTTPS no meu site?

Para que o seu site possa ter o HTTPS ativado, você deve comprar um certificado para a validação do seu domínio.

A minha recomendação, é que você dê preferência para comprar o seu certificado com o seu provedor de hospedagem, isso porque você poderá explicar a finalidade do seu site e eles irão escolher o melhor certificado para você*, além disso, a instalação costuma ser de graça, caso contrário, você precisará instalar manualmente ou contratar um técnico para instalar.

*No futuro, irei aprofundar nesse assunto com tipos de certificados e níveis de segurança.

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu a diferença entre os protocolos HTTP e HTTPS, além de descobrir como você pode deixar seu site mais seguro.

Sendo um site, blog, sistema on-line ou e-commerce, o HTTPS garante que todas as informações trafegadas na rede estejam seguras.

Outro fator relevante mostrado nesse post, foi a importância que o Google, maior buscador do mundo, dá para a segurança do usuário e como o uso do HTTPS pode aumentar as suas chances de figurar nas primeiras posições de buscas relacionadas ao seu site.

Espero que tenham gostado e continuem acompanhando o nosso blog para ficar por dentro das principais novidades no mundo da tecnologia web!

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Av. Paulista, 1765 Conj. 72, Cerqueira Cesar, São Paulo/SP

Apoio Social

2013 - 2024 Abale Projetos e Serviços LTDA