O que é um site responsivo?

Márcio Dias
Desenvolvedor front-end/back-end e especialista em Wordpress

O que é um site responsivo?

Blog » O que é um site responsivo?

Hoje em dia, cresce o número de pessoas que acessam a internet através dos dispositivos móveis e para que o seu negócio também faça parte desse meio é preciso contar com um site responsivo.

Mas você sabe o que é um site responsivo?

Interação com um site mobile

A era do site responsivo

Já reparou que todo mundo anda por aí mexendo em seu smartphone?

Pois é, esses pequenos aparelhos já fazem parte da nossa vida. Mas o que muitas empresas ainda não perceberam é que elas precisam se adequar a esse novo comportamento do consumidor caso queiram elevar as suas vendas.

Atualmente, não basta apenas criar um site, é preciso que ele seja responsivo!

Basicamente um site responsivo é aquele que se adequa ao dispositivo que o usuário está utilizando. Acessando via celular ou computador, a experiência será completamente diferente.

Sites que não apresentam essa diferenciação estão retardando o seu sucesso, uma vez que a sua navegabilidade acaba ficando comprometida.

Se você já entrou em um site pelo celular e percebeu que havia um pop-up que ocupou toda tela e que lhe impediu de fechar aquela janela de todas as formas possíveis, com certeza sabe como é ruim entrar em um site não responsivo.

Muitas vezes estamos próximos somente do celular e não temos como acessar a página que precisamos pelo computador. Nesse caso, se o site é responsivo, você consegue acessar facilmente a página pelo dispositivo móvel e visualizar as informações que deseja de uma forma simples e prática.

O Google prefere sites responsivos

Site responsivo: Uma Ótima Forma de Estar na Primeira Página do Google

Sempre tomo cuidado em falar da “Primeira Página do Google” pois existem centenas de fatores e depende muito do nicho ou produto que está sendo apresentado, mas mesmo que a sua preocupação não seja necessariamente a acessibilidade (e olha que já falamos aqui da importância da acessibilidade para o seu site), aqueles sites que se adequam aos dispositivos móveis do usuário tendem a aparecer na frente quando se faz uma pesquisa nos mecanismos de busca.

O Google faz esse incentivo para sites responsivos porque sabe que boa parte do tráfego do seu site é proveniente dos dispositivos móveis.

Como o Google visa sempre melhorar a experiência do usuário, ele necessita que os resultados das buscas levem a sites que se adequem ao tipo de navegação do usuário.

O uso do celular é cada vez mais frequente

Um estudo feito pela empresa de pesquisa e mercado comScore revelou que em 2016, os brasileiros permaneceram 232% de minutos a mais no celular que no mesmo período do ano anterior.

Isso significa que cada vez mais a população está adepta dos dispositivos móveis e por mais que continuem usando os computadores é bem provável que o seu cliente acesse o seu site por um celular.

Diante disso, fica clara a importância de um site responsivo nos dias de hoje, pois só quem navega na internet em busca de informações é que sabe a dificuldade de encontrar o que precisa.

Um site responsivo é mais do que um luxo, é uma necessidade para aqueles que desejam atender seu público da melhor maneira.

Se o seu site é daqueles com formato somente para desktops está na hora de rever sua estratégia online. O seu cliente vai adorar e o Google também!

Continue acompanhando as novidades do blog e não esqueça de deixar seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto e se precisar de um site responsivo, conte conosco para lhe ajudar!

Referência:

  • Pesquisa comScore 2017 – http://www.comscore.com/por/Insights/Presentations-and-Whitepapers/2017/Perspectivas-do-Cenario-Digital-Brasil-2017

Deixe seu comentário

Pin It on Pinterest