O super profissional da indústria 4.0
Muito mais do que mudanças dentro das empresas, a tecnologia vem fazendo com que os profissionais também tenham de adaptar sua postura. Além de possuir conhecimento sobre novos insights do mercado, o profissional da indústria 4.0 necessita de certas habilidades até então nunca exigidas, como atuar na estratégia e na gestão de projetos. No entanto, a lista não para por aí!
Neste post, listamos características indispensáveis ao currículo do profissional 4.0:
O que você irá ver nesse post
Do que o profissional da indústria 4.0 precisa?
A falta de profissionais com habilidades digitais está atrasando processos de transformação e causando perda de vantagens competitivas nas empresas, segundo um levantamento da consultoria Capgemini em parceria com o LinkedIn. Na opinião dos trabalhadores, no entanto, as companhias não oferecem treinamentos suficientes para acompanhar as mudanças da área. (Valor Econônico)
#1. Ter a capacidade de adaptação
O profissional da indústria 4.0 precisa se adaptar e dividir suas tarefas com máquinas que têm processos mais complexos, sistemas integrados e que mostram dados em tempo real.
#2. Estar aberto a novos conhecimentos
É preciso estar sempre interessado em aprender mais. Leia, busque novos aprendizados. Um levantamento da consultoria Capgemini, em parceria com o LinkedIn, revelou que quase um terço (29%) dos profissionais acredita que suas habilidades deixarão de ser relevantes nos próximos dois anos, enquanto 38% acha que isso acontecerá em até cinco anos.
Na mesma pesquisa, 59% das empresas dizem que têm dificuldades ao contratar pessoas com as chamadas soft skills digitais, como a capacidade de tomar decisões guiadas por dados. Quem buscar essas habilidades, certamente, será o profissional 4.0 bem-sucedido.
#3. Prezar pelo relacionamento e colaboração
Talvez essa seja um das habilidades mais importantes e de destaque sobre o profissional da indústria 4.0. Isso porque, cada vez mais, a sociedade vive em rede. Possuir um bom relacionamento com os colegas de trabalho e valorizar a comunicação é um diferencial que será analisado nas contratações.
Além disso, trabalhar em conjunto, oferecer e pedir ajuda e projetar interdependência (ou seja, a ideia de que tudo depende de nós) faz a diferença neste novo cenário.
#4. Assumir responsabilidades
Pode até parecer óbvio. No entanto, o mercado necessita de profissionais que assumam a responsabilidade pelos problemas de seus clientes. E estes podem até mesmo ser os seus colegas de trabalho, dependendo do nível hierárquico. O objetivo é trazer soluções e ainda proporcionar a melhor experiência ao consumidor.
#5. Possuir senso de protagonismo
O profissional da indústria 4.0 é conhecido por sua proatividade, curiosidade em aprender e se atualizar, trabalho em equipe e também flexibilidade. Isso significa ir atrás de soluções, usar a intuição e apresentar as melhores propostas. É o famoso “faz e acontece”.
#6. Ser mais do que especialista
Até pouco tempo atrás, quem era especialista em uma determinada área estava garantido. Porém, essa situação mudou: as empresas buscam profissionais que entendam de vários assuntos, para resolver os mais diversos tipos de situações. A diversidade está presente na pluralidade das equipes.
Para finalizar, um estudo feito em 46 países ao redor do globo concluiu que quase metade das atividades profissionais podem ser automatizadas. O que o profissional da indústria 4.0 deve fazer, no caso? Adaptar-se ao novo, sem medo, e investir em novas habilidades.
Deixe o seu comentário!