Proxy Reverso: Velocidade e segurança para o seu site
Ter o seu site invadido por hackers é um risco para aqueles que desejam ter sua empresa na internet. No entanto, existem algumas maneiras de evitar ao máximo o ataque de hackers à sua pagina, e nesse caso o Proxy reverso tem se mostrado uma das soluções mais eficientes para resolver esse tipo de problema.
O que você irá ver nesse post
O que é um Servidor Proxy?
Um Servidor Proxy é um intermediário entre o usuário e os servidores da Web. Ele surgiu a partir da necessidade que as pessoas tinham de conectar uma rede local à internet, principalmente em locais com redes de computadores.
O Proxy é quem faz a ligação entre a informação que você quer (que está em algum servidor) e o seu computador.
Imagine que você trabalhe em uma empresa em que todos os computadores estão conectados a um servidor. Esse servidor é quem tem acesso à internet. Ele é o servidor Proxy.
Exemplo de uma rede com servidor proxy
Para ter acesso à internet, todos os usuários precisam passar pelo proxy que controla a rede interna com a internet.
O que é um Proxy Reverso?
O Proxy reverso, é exatamente o contrário! Imagine que você tem uma única interface conectada aos servidores externos.
O Proxy Reverso repassa a demanda de rede recebida para um conjunto de servidores.
Este é o único caminho para requisições externas em uma determinada rede de computadores, o que pode significar um incremento na segurança, afinal, em vez de aceitar conexões por todos os lados, o servidor web recebe requisições apenas de um local e esconde IP dos outros servidores de ataques maliciosos;
Como todas as informações externas passam por dentro do Proxy Reverso, o servidor de Proxy reverso consegue tratar todas as informações que circulam na rede e pode oferecer:
- Proteção contra ameaças;
- Proteção contra spam;
- Criptografia: a criptografia SSL pode ser delegada ao proxy ao invés dos servidores internos;
- Balanceamento de carga: o servidor pode distribuir a carga para vários servidores da rede;
- Cache: Ele pode manter em cache o conteúdo estático. Dessa forma ele ajuda a diminuir a carga dos servidores da Web;
- Velocidade: Através deste servidor, o acesso pode se tornar mais rápido pois ele comprime o conteúdo e pode distribuir esse conteúdo estático em redes CDN.
Exemplo de uma rede sem proxy reverso
Todos os usuários, robôs (bots), Hackers acessam o site diretamente através do servidor. Possibilitando com que o IP do servidor seja identificado, e fazendo com que tentativas de ataques e exploração de falhas ou portas do servidor sejam feitas. A maioria dos servidores buscam ter um firewall exatamente nesse ponto.
Exemplo de uma rede com proxy reverso
Numa rede com Proxy Reverso, o ideal é permitir somente conexões criptografadas para evitar que os dados sejam interceptados durante o trafego dos dados na rede. Além disso, o Proxy Reverso monitora todos os dados que estão trafegando, o que permite o tratamento desses dados. Seja, fazendo validação da origem das visitas e evitando ataques, ou evitando utilização de brechas no servidor.
O principal ponto, é que ele acaba sendo uma proteção a mais entre a internet e o servidor onde está o seu site. Dessa forma, você pode configurar seu servidor para somente permitir conexões do IP do seu proxy reverso, e ainda esconder o IP do seu servidor original, afim de dificultar as tentativas diretas de invasões! =)
Conclusão
Por aqui, faz parte do nosso processo de desenvolvimento, ao final de todos os nossos projetos, efetuamos a configuração do servidor de Proxy Reverso afim de reduzir custos, diminuir a pressão sobre o servidor web, aumentar a segurança, blindar o site, melhorar a experiência do usuário com o benefício do aumento de velocidade na abertura do site e otimizar o posicionamento do site nos sistemas de busca.
Gostou das dicas? Possui alguma dúvida? Deixe seu comentário!